3 truques para sobreviver a conversas difíceis!

As conversas incómodas acontecem no dia-a-dia de qualquer trabalhador. Normalmente essas situações acontecem com clientes ou colegas.  Decidi colocar aqui três maneiras de conseguir um resultado positivo nessas “conversas difíceis”.

Não interessa o grau de dificuldade do tema em discussão, ora vejam:

1. SEJA CIVILIZADO. Não torne as conversas num combate, onde existe um vencedor e um vencido. Todos os intervenientes  perdem quando a conversa fica ácida.

2. NÃO ENSAIE. Quando se tem a percepção que as coisas não vão ser fáceis, é tentador tentar memorizar o que se vai dizer. Mas trata-se de uma conversa – não de uma apresentação.  Ao contrário, saiba qual é o seu lugar e  esteja suficientemente aberto para ouvir e reagir.

3. EVITE ASSUMIR COISAS. Não se tem acesso às intenções de ninguém excepto às nossas. Não assuma que sabe o que a outra pessoa está a pensar (erro comum) ou de onde essa pessoa é. Deve esperar para que essa pessoa lhe mostre a sua perspectiva sobre o assunto em discussão.

[Extraído da newsletter “Management Tip of the Day”, publicado pela Harvard Business Review]

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: