SEM (search engine marketing) – Uma história simples

Este post destina-se a explicar, de uma forma simples e acessível, como funciona uma campanha de marketing digital.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são anúncios dentro de um site que, através do clique, conduzem o utilizador ao site do anunciante. Esse tipo de estratégia democratizou a publicidade online, transformando-a num tipo de marketing acessível a qualquer empresa.

O Google aparece como um dos melhores motores de busca para carregar uma campanha de links patrocinados. Actualmente, o Google detém mais de 90% do mercado de motores de busca. Por essa razão, quem estiver entre os 10 melhores colocados na lista do Google estará na melhor posição dentro da rede mundial de computadores. 90% DOS UTILIZADORES ENCONTRARÃO O SEU PRODUTO OU SERVIÇO.

A democratização da publicidade na Internet permitiu fazer uma campanha baseada no pagamento por clique, em que o Google assume o risco do utilizador não clicar. Dessa forma, atingimos um baixo custo na comparação com outros tipos de media. Esse factor permite que empresas de menor dimensão possam estar no mesmo patamar que as empresas multinacionais.

A agilidade e rapidez da resposta através de campanhas de links patrocinados também surpreendem. É possível gerar vendas e obter rapidamente o retorno sobre o investimento. É importante dizer que a campanha de links patrocinados necessita de obter um bom histórico de desempenho (CTR) até que se possa reduzir o custo do clique a valores aceitáveis, mantendo o anúncio entre os primeiros lugares.

A facilidade de produção e o acompanhamento da eficácia da campanha, em tempo real, tornam os links patrocinados ainda mais atractivos. Com uma boa estratégia de search marketing, é possível realizar um trabalho com excelentes resultados.

A forma de pagamento exigida pelo Google costuma suscitar algumas dúvidas aos utilizadores. No entanto, é uma das partes mais simples da campanha de marketing digital. O mecanismo é basicamente o mesmo do plano de pagamento pós-pago utilizado pelas operadoras móveis, onde uma pessoa “compra minutos” para fazer telefonemas. Compramos aquilo que queremos investir, a partir desse momento, cada vez que o potencial cliente clicar no nosso link, o valor estipulado é descontado da nossa conta.

Uma das vantagens é que podemos escolher o tamanho da campanha. O investimento inicial é muito relevante para destacar a nossa empresa no meio de milhares de empresas concorrentes e, nesta opção, não podemos descurar o nossos concorrentes e o tecido empresarial em que a empresa se insere. Contexto do tecido empresarial – sugestão

O investimento inicial alto pode significar um posicionamento mais precoce entre os 10 sites mais visitados, um retorno mais rápido e uma redução de custos no futuro.

A campanha pode ser criada em menos de uma semana. A diferenciação da concorrência será a estruturação do projecto, assim como a prestação do serviço e o atendimento prestado aos clientes.

Uma empresa especializada em Marketing Digital vai realizar um estudo completo da marca da empresa que o cliente dirige, começando por um briefing detalhado e analisando criteriosamente os outros players do mercado. É nessa fase que aparecem as tão badaladas palavras-chave, que devem ser classificadas como coerentes e específicas. Nas palavras da classe “coerente” deverão ser utilizados termos estritamente  relacionadas com o negócio da empresa, já nas específicas, deverão ser utilizados termos que reduzem o sistema de busca ao serviço no maior nível possível.

Muitos utilizadores dos links patrocinados afirmam categoricamente que apenas aquela palavra, que eles acham ser a melhor (a mais óbvia e por sinal a mais cara) vai gerar um maior negócio. ERRO CRASSO! Normalmente essa palavra é a mais cara, drena todo o budget destinado a essa acção e tem o menor ROI.

É necessário que o tamanho dos anúncios seja também diferenciado. A ideia é comunicar o máximo com o menor número de palavras possíveis. É fundamental fazer uma análise e criar três ou mais palavras para cada grupo de anúncio. Após determinado tempo já poderemos ver se a campanha está a resultar e aquilo em que devemos apostar.

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